Bovespa opera em leve alta pelo terceiro dia consecutivo

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2020 12h01
Nelson Antoine/Estadão Conteúdo Pessoa olhando para um telão da Bolsa de Valores com números e nomes escritos Porém, o quadro político fica no radar, o que contribui para limitar a valorização

A Bolsa de Valores do Brasil opera em leve alta nesta quarta-feira (29). Entre os fatores que contribuem para o impulsionamento da Bovespa está a disparada nas cotações do petróleo no mercado internacional, a reabertura de alguns países após o isolamento social por conta do coronavírus, além de notícias sobre um remédio contra a pandemia.

A Gilead Sciences anunciou nesta quarta avanços no estudo para verificar a eficácia do antiviral Remdesivir no tratamento do coronavírus. A farmacêutica afirmou que a terceira fase do estudo mostrou resultados semelhantes em pacientes com casos severos da doença que tomaram doses por 5 ou 10 dias. As bolsas em Nova York avançam na faixa de 2,00%.

Às 12h, o Ibovespa subia 1,77% aos 82.752,49 pontos. Com a manutenção da alta, será o terceiro dia seguido de ganhos com elevação de 3,93% na terça e de 3,86% na segunda.

As ações da Petrobrás sobem na faixa de 3%, enquanto o petróleo em Nova York avança quase 26%. Já os papéis da Vale têm elevação de cerca de 1,00%. A empresa reverteu prejuízo, ao apresentar lucro de R$ 984 milhões e terminar o trimestre com forte caixa e colchão de liquidez para enfrentar a crise da covid-19.

O resultado, diz a analista Sandra Peres, da Terra Investimentos,  “o importante é ver como a empresa vai reagir daqui para frente”. “Como está o seu caixa para enfrentar esse momento. Além disso, o dólar alto ajuda no preço do minério de ferro e a retomada da China, principal parceiro do Brasil, também é um fator positivo”, explica.

Porém, o quadro político fica no radar, o que contribui para limitar a valorização. “Esse quadro de preocupação com a governabilidade acaba gerando desconfiança, volatilidade. Além do aumento no número de casos por coronavírus, percebemos a abertura gradual de algumas atividades no Brasil no momento em que a curva continua subindo, ao contrário de outros países onde está reduzindo e ocorrendo a retomada parcial das economias”, avalia Sandra.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.