Cerca de 60% dos brasileiros consideram o uso do Pix seguro, aponta Banco Central

Segunda edição da pesquisa ‘O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento’ entrevistou 1,5 mil pessoas e 600 estabelecimentos sobre o método

  • Por da Redação
  • 29/11/2024 16h03 - Atualizado em 29/11/2024 16h03
  • BlueSky
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Pix 58,9% dos entrevistados e 70,3% dos comerciantes consideram o método de pagamento como seguro ou muito seguro

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) indicou que uma parcela significativa da população brasileira confia no sistema de pagamentos Pix. De acordo com os dados divulgados nessa sexta-feira (29), 58,9% dos entrevistados e 70,3% dos comerciantes consideram o método de pagamento como seguro ou muito seguro. A pesquisa, que faz parte da 2ª edição do estudo “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento”, foi conduzida entre outubro e novembro de 2023, envolvendo 1,5 mil pessoas e 600 estabelecimentos.

A percepção sobre a segurança do Pix apresenta nuances. Enquanto 23% da população e 19,2% dos comerciantes o veem como uma opção neutra, 18% dos entrevistados e 10,5% dos comerciantes acreditam que o sistema é inseguro ou muito inseguro.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Já no que diz respeito à aceitação do Pix, os resultados são bastante positivos. Um total de 87,4% da população afirmou que o método é quase sempre aceito ou muito aceito em transações, 6% nem pouco aceito, nem muito aceito e 6,2% disseram que o Pix é pouco aceito ou praticamente nunca aceito. Entre os comerciantes, 58,1% relataram que o Pix é totalmente ou muito solicitado pelos clientes, e 23,6% responderam que o Pix nem é pouco demandado, nem muito demandado.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.