Comércio global terá queda de 26,9% no 2º trimestre, estima agência da ONU

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 10h41
Fernando Frazão/Agência Brasil Comércio de portas fechadas no Rio de Janeiro A estimativa é que a queda seja de uma taxa nunca vista desde a crise financeira global de 2009

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) afirmou nesta quarta-feira (13) a estimativa que o comércio mundial de bens apresente queda de 26,9% no segundo semestre de 2020.

Segundo o órgão, o setor já deve ter caído 3,0% no primeiro trimestre em relação aos três meses finais de 2019. Na comparação anual, esses números seriam de quedas de 3,3% nos primeiros meses e de 29,0% no segundo trimestre. A estimativa é que a queda seja de uma taxa nunca vista desde a crise financeira global de 2009.

“Neste momento, a forma da recuperação ainda não está clara; dependerá da rapidez com que as economias retornarão ao crescimento positivo e que sua demanda por bens comercializados suba mais uma vez”, disse o chefe de estatísticas da Unctad, Steve MacFeely.

Entre os motivos para a queda no comércio mundial de bens está a paralisação das atividades econômicas pelo avanço da Covid-19 nos países.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.