Economia: Confiança da Indústria e do Comércio cresce em 2019 e famílias podem consumir mais

  • 25/02/2019 15h05
Marcelo Camargo/ Agência Brasil Consumo das famílias deve movimentar economia em 2019

Em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada neste mês de fevereiro, empresários da do setor elétrico e eletrônico se mostraram mais otimistas do que estavam no mesmo período do ano passado.

Embora o resultado tenha sido inferior ao registrado em janeiro, o ICEI, Índice de Confiança do Empresário Industrial, subiu 3 pontos desde fevereiro de 2018.

Para o presidente da Abinee, entidade que representa as empresas do segmento, Humberto Barros,essa aumento gradativo na confiança dos empresários ainda depende de medidas que precisam ser aprovadas para melhorar o ambiente empresarial.”Apesar desse otimismo inicial, precisamos medidas importantes para destravar a economia sejam tomadas rapidamente. Do contrário, veremos mês a mês esse índice arrefecer”, avalia Barbato.

O ICEI permaneceu acima dos 50 pontos pelo sétimo mês consecutivo. O ICEI abaixo de 50 pontos significa falta de confiança no setor.

O Comércio também está mais confiante este ano, segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC. O índice alcançou em janeiro de 2019 120,9 pontos, a maior alta para o mês em cinco anos.

Três em cada quatro empresários do setor pretendem contratar mais nos próximos meses, e 46% dos entrevistados se mostraram dispostos a investir na ampliação ou abertura de lojas.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), índice também medido pela CNC, registrou aumento de 13% em relação a fevereiro do ano passado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.