Economistas mantêm estimativa para Selic em 4,25% ao ano
O Relatório de Mercado Focus trouxe nesta segunda-feira (02) que a mediana das previsões de economistas para a Selic, taxa básica da economia, seguiu em 4,25% ao ano. Há um mês, a taxa mantém o mesmo patamar.
Embora para 2020 a previsão se mantenha, a projeção para a Selic no fim de 2021 passou de 6,00% ao ano para 5,75%, ante 6,25% de quatro semanas atrás, passando por nova diminuição. Para o ano de 2022, as previsões se mantém em 6,50%, sem alterações desde o último mês.
No início de fevereiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a Selic em 0,25 ponto porcentual, passando de 4,50% para 4,25% ao ano, marcando o quinto corte consecutivo da taxa básica.
O Banco Central, em comunicado sobre a decisão, deixou claro que não pretende promover novo corte. “Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, registrou.
A redução da taxa Selic, que aconteceu em julho de 2019, é um dos fatores que contribui para a atual desvalorização do real ante o dólar, já que diminuiu o diferencial de juros entre o Brasil e outros países emergentes, tornando possíveis investimentos no país menos atrativos.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.