Embraer e Boeing aprovam termos de acordo que cria nova empresa no Brasil
A Embraer e a Boeing aprovaram os termos da parceria estratégica que vai possibilitar a criação de uma nova empresa (joint venture) no Brasil. O acordo define que a nova empresa terá participação de 80% da Boeing e 20% da Embraer.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pela Embraer. Agora, caberá ao governo brasileiro aprovas ou não os termos do acordo. A parceria estratégica será, então, submetida à aprovação dos acionistas e das autoridades regulatórias.
A joint venture está avaliada em US$ 5,26 bilhões. Inicialmente, as duas empresas estimavam que o valor seria de US$ 4,75 bilhões.
A expectativa é que a parceria não tenha impacto no lucro por ação da Boeing em 2020, mas sim a partir dos anos seguintes. “A Boeing e a Embraer possuem um relacionamento estreito graças a mais de duas décadas de colaboração. O respeito mútuo e o valor que enxergamos nesta parceria só aumentou desde que iniciamos discussões conjuntas no começo deste ano”, disse Dennis Muilenburg, presidente, chairman e CEO da Boeing.
As duas empresas também chegaram a um acordo sobre os termos de uma segunda joint venture para promover e desenvolver novos mercados para o avião multimissão KC-390. De acordo com a parceria proposta, a Embraer vai deter 51% de participação na joint venture e a Boeing, 49%.
Assim como a primeira, essa transação também estará sujetia à aprovação do governo. Caso as aprovações ocorram no tempo previsto, a expectativa é que a negociação seja concluída até o final de 2019.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.