JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Pânico | 00h30 - 01h30
Macroeconomia

Estado de São Paulo registra taxa de desemprego menor no 1º trimestre do ano

Total de pessoas ocupadas com carteira assinada teve alta de 3,3% em relação ao mesmo trimestre de 2023

Felipe Cerqueira

A taxa de desemprego no estado de São Paulo alcançou a marca de 7,9% no primeiro trimestre de 2024, marcando o menor índice para o período dos últimos dez anos. Se compararmos com o primeiro trimestre de 2023, a taxa de desocupação, que marcou 8,8%, caiu em nove unidades federativas. O último trimestre do ano passado, o índice aumentou cerca de meio ponto percentual. A desocupação foi diferente entre os estados, tendo uma alta no Nordeste, Sudeste e no Sul, porém, ficou estável no Norte e Centro-Oeste. Os maiores números foram vistos na Bahia, Pernambuco e Amapá, em contrapartida, os menores forem em Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Ainda conforme a pesquisa, o número de desocupados são em sua maioria, mulheres, pessoas pretas e pardas e pessoas com ensino médio incompleto. Estes grupos fazem parte acima da média nacional, de 7,9%. Em relação ao gênero, o número de mulheres também foi maior, com cerca de 10% versus 6,5% dos homens.

No setor privado, o número de pessoas com carteira assinada foi de 73,9%, já outros 25,4% trabalham por conta própria. A taxa de informalidade no país chegou a 38,9% da população ocupada entre janeiro e março. O rendimento médio real mensal habitual fechou o período analisado em R$ 3.123.

Em relação aos setores que mais geraram vagas em São Paulo entre a população ocupada estão: Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas e Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

*Com informações da Agência Brasil

[jp-related-posts ids=”1613323,1613277″]

Assuntos