Exportações crescem 4,1% no 3º trimestre de 2017 ante 2º trimestre, diz IBGE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/12/2017 10h10
Fabio Scremin/ APPA Fabio Scremin/ APPA Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, as exportações mostraram alta de 7,6%

As exportações contabilizadas no Produto Interno Bruto (PIB) cresceram 4,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, segundo os resultados das Contas Nacionais Trimestrais agora divulgados na manhã desta sexta-feira, dia 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, as exportações mostraram alta de 7,6%. As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, avançaram 6,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2016, as importações subiram 5,7%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Taxa de poupança

A taxa de poupança da economia brasileira ficou em 15,2% no terceiro trimestre de 2017, informou o IBGE. Já a taxa de investimento ficou em 16,1% no período, segundo o instituto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.