Governo de SP fecha shoppings centers e academias até 30 de abril

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2020 13h07 - Atualizado em 18/03/2020 14h07
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO João Doria, governador de São Paulo O governador de São Paulo, João Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou nesta quarta-feira (18) o fechamento de todos os shoppings centers da região metropolitana da capital paulista. A medida visa conter a propagação do novo coronavírus e vale até o dia 30 de abril.

Em nota, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, esclareceu que trata-se de uma recomendação, e não de uma determinação.

Além dos shoppings, academias de ginásticas também terão funcionamento suspendido. As unidades terão até o domingo (22) para fechar as portas.

A decisão, que não se aplica a shoppings do interior e do litoral, foi amplamente dialogada com as autoridades responsáveis pelos setores, de acordo com o governador.

Segundo Patrícia, a prioridade no momento é evitar aglomerações nas regiões metropolitanas de São Paulo onde estão as principais ocorrências da doença.

Além do fechamento dos shoppings e academias de ginástica, o governo de São Paulo, também está restringindo o funcionamento do Poupa Tempo, dando prioridade para serviços online, e suspendeu a partir da próxima segunda-feira (23) as aulas em toda rede pública.

A medida também tem como objetivo diminuir a chance de propagação da doença entre os alunos e reduzir o número de pessoas utilizando os transportes públicos, evitando aglomerações.

Casos

Até o momento, o estado de São Paulo tem 196 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, todos os pacientes estão sendo acompanhados, assim como os seus familiares.

Ainda de acordo com Germann , cerca de 20% dos pacientes infectados estão em estado grave, situação “esperada” pelos órgão de saúde. “O nosso atendimento está normal, temos total condição de atender os pacientes mais graves.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.