Ibovespa volta a ultrapassar 118 mil pontos com dados mais otimistas da inflação do Brasil e dos EUA

Mercado financeiro reagiu de forma positiva ao Índice de Preços ao Consumidor dos dois países, que vieram abaixo das expectativas

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2023 17h18
wirestock/Freepik Homem verificando dados do mercado de ações no tablet IPCA, que mede a inflação oficial do Brasil, registrou crescimento de 0,23% em agosto de 2023.

O Ibovespa registra crescimento na sessão desta quarta-feira, 3, após encerrar o último pregão com alta de 0,93%. Por volta das 17h, a bolsa de valores brasileira avançava 0,30%, aos 118.320,58 pontos. Durante o dia, o índice chegou a ultrapassar o 119 mil pontos. Segundo Rodrigo Moliterno, Head de Renda Variável da Veedha Investimentos, a resposta do mercado está relacionada ao Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que veio abaixo das expectativas. “E isso trouxe um ânimo para o nosso mercado porque a gente pode comemorar um bom IPCA, que também veio abaixo das expectativas. Tudo demonstra uma projeção mais favorável para frente”, avaliou.

Na terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou crescimento de 0,23% em agosto de 2023. Raphael Vieira, co-head de Investimentos da Arton Advisors, pontua que o IPCA de agosto veio abaixo das expectativas de mercado, que esperava 0,28% pelo mercado. “Nos últimos 12 meses, o índice acumula um número de 4,61% ante expectativa de 4,66%. A categoria alimentação em casa contribuiu para o número menor que a expectativa, com queda de 1,26%. O mercado ontem à tarde já havia sinalizado uma possibilidade de o número do IPCA vir abaixo da expectativa, com uma queda mais abrupta dos DIs futuros no início da tarde fechando nas mínimas os contratos curtos”, esclareceu.

 

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.