Ibovespa volta a ultrapassar 118 mil pontos com dados mais otimistas da inflação do Brasil e dos EUA

Mercado financeiro reagiu de forma positiva ao Índice de Preços ao Consumidor dos dois países, que vieram abaixo das expectativas

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2023 17h18
  • BlueSky
wirestock/Freepik Homem verificando dados do mercado de ações no tablet IPCA, que mede a inflação oficial do Brasil, registrou crescimento de 0,23% em agosto de 2023.

O Ibovespa registra crescimento na sessão desta quarta-feira, 3, após encerrar o último pregão com alta de 0,93%. Por volta das 17h, a bolsa de valores brasileira avançava 0,30%, aos 118.320,58 pontos. Durante o dia, o índice chegou a ultrapassar o 119 mil pontos. Segundo Rodrigo Moliterno, Head de Renda Variável da Veedha Investimentos, a resposta do mercado está relacionada ao Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que veio abaixo das expectativas. “E isso trouxe um ânimo para o nosso mercado porque a gente pode comemorar um bom IPCA, que também veio abaixo das expectativas. Tudo demonstra uma projeção mais favorável para frente”, avaliou.

Na terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou crescimento de 0,23% em agosto de 2023. Raphael Vieira, co-head de Investimentos da Arton Advisors, pontua que o IPCA de agosto veio abaixo das expectativas de mercado, que esperava 0,28% pelo mercado. “Nos últimos 12 meses, o índice acumula um número de 4,61% ante expectativa de 4,66%. A categoria alimentação em casa contribuiu para o número menor que a expectativa, com queda de 1,26%. O mercado ontem à tarde já havia sinalizado uma possibilidade de o número do IPCA vir abaixo da expectativa, com uma queda mais abrupta dos DIs futuros no início da tarde fechando nas mínimas os contratos curtos”, esclareceu.

 

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.