Dow Jones cai em meio a expectativa sobre pedido de impeachment contra Trump
Pedido de impeachment de Donald Trump ajudou o índice Dow Jones a cair 0,53% nesta terça-feira (24)
O índice Dow Jones Industrial fechou nesta terça-feira (24) em baixa de 0,53%, com os investidores preocupados com a possibilidade de que o Congresso dos Estados Unidos apresente um pedido de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump.
O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 142,22 pontos e agora acumula 26.807,77. Já o seletivo S&P 500 caiu 0,84%, para 2.966,60, e o índice composto da Nasdaq recuou 1,46% e fechou aos 7.993,63.
O rumo do pregão ficou definido para queda após a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, afirmar estar pronta para iniciar um processo de cassação de Trump. O motivo é a notícia de que o presidente americano bloqueou fundos de assistência à Ucrânia e teria coagido o governo do país do leste europeu a investigar o ex-vice-presidente Joe Biden e sua família.
Segundo cálculos da imprensa local, 158 dos 235 congressistas democratas da Câmara dos Representantes já tornaram público o apoio a um possível processo de impeachment, e a líder democrata precisaria contar com 218.
Em entrevista na sede das Nações Unidas, Trump defendeu hoje que a opção de iniciar um julgamento político contra ele é “uma caça às bruxas”.
Trump, que participa em Nova York da Assembleia Geral da ONU, modificou hoje sua primeira versão sobre o caso, na qual negou que tenha bloqueado fundos para a Ucrânia, e confirmou que o fez de maneira temporária para forçar países europeus, como França e Alemanha, a proporcionarem mais recursos a Kiev.
Outro fator que pesou no andamento do pregão foram as declarações de Trump sobre a China em seu discurso na ONU, já que disse esperar pôr fim à guerra comercial com o país asiático, mas advertiu que não aceitará um “mau acordo”.
No Dow Jones, as quedas mais acentuadas foram das ações de Dow (-2,37%), Goldman Sachs (-2,67%), Intel (-2,12%), Caterpillar (-1,89%), UnitedHealth (-1,65%) e ExxonMobil (-1,37%). A principal alta foi dos papéis da Boeing (1,23%).
No horário de fechamento da bolsa, a onça do ouro subia para US$ 1.539,50, e o rendimento dos treasuries com vencimento em 10 anos caía para 1,646%.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.