Medo do desemprego tem leve queda no Brasil, diz CNI
O receio dos brasileiros de perder o trabalho caiu em dezembro, segundo a medição da Confederação Nacional da Indústria.
No último mês de 2017, o Índice de Medo do Desemprego ficou em 65,7 pontos. Houve uma redução de 2 pontos na comparação com o registrado em setembro.
Mesmo assim, o indicador continua muito acima da média histórica da pesquisa, que é de 48,8 pontos. Apesar da recuperação dos números do mercado de trabalho, a população continua receosa em relação à possibilidade de fechamento das vagas.
O gerente-executivo de pesquisas da CNI, Renato da Fonseca, diz que a melhora dos índices ainda não é sentida no dia-a-dia da população.
Fonseca ressalta que o índice de medo do desemprego é importante para traçar projeções de consumo. Isso porque a recuperação dos setores de comércio e serviços só devem ser concretizada a partir do momento em que a confiança for retomada.
A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria também mede o Índice de Satisfação com a Vida. O indicador atingiu 65,6 pontos em dezembro e segue abaixo da média histórica, que é de 69,9 pontos.
Informações do repórter Vitor Brown ao Jornal da Manhã
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.