Salário mínimo seguirá subindo acima da inflação e dentro do arcabouço, afirma Haddad
Valor do atual salário mínimo é de R$ 1.412; governo planeja restringir o aumento real a um limite que corresponda ao teto de crescimento das despesas, que está fixado em 2,5%
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (27), que o governo brasileiro está preparando uma proposta para reformular as diretrizes de correção do salário mínimo. A intençãode Haddad é garantir que o salário continue a crescer acima da inflação de maneira “sustentável”, respeitando as novas normas fiscais estabelecidas. O ministro ressaltou que o aumento real do salário mínimo foi recuperado, destacando a importância da Política de Valorização do Salário Mínimo implementada pela administração do presidente Lula.
Essa política se baseia na soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até novembro e na variação do crescimento econômico registrada dois anos antes. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.412, e o governo planeja restringir o aumento real a um limite que corresponda ao teto de crescimento das despesas, que está fixado em 2,5%.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.