Tributação sobre material escolar chega a 50%, aponta pesquisa
Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encomendada ao Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário revelou que a tributação do material escolar varia entre 15% e 50% do preço total dos produtos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (10).
De acordo com a pesquisa, a caneta é o produto mais taxado: a tributação pode chegar a 49,95% nesse caso. Cerca de 44% por cento do preço de calculadoras e réguas também são impostos, bem como tesoura e agenda, que variam na casa dos 43%.
O livro, por sua vez, é o produto menos taxado: apenas 15,52% do preço desse material são impostos. Isso porque ele tem isenção de PIS, Cofins, ICMS e IPI.
O economista da ACSP Ulisses Ruiz de Gamboa expli ca que a alta tributação está ligada ao aumento do ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e Serviços, e também à reforma da Previdência. “A carga tributária da economia brasileira, em geral, é alta e isso em partes explica porque a tributação sobre material escolar é tão elevada. Ultimamente, porém, os estados têm aumentado a alíquota do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], para poder arcar com os gastos da previdência”, explicou.
O missionário David Cavalcante, que estava comprando o material escolar para uma escola missionária na 25 de Março — maior centro de comércio do país, localizado em São Paulo –, se surpreendeu ao saber que a tributação é tão alta. “Acho que isso é pesado para o consumidor, tendo em vista que o salário mínimo é tão baixo e a gente já tem tantas despesas”, disse.
Segundo Gaboa, a dica para economizar é pesquisar. “A gente observa que tem muita variação de preços entre uma loja e outra. Então, a dica que a gente dá para economizar, é as pessoas fazerem pesquisa de preços e não comprarem de forma impulsiuva logo na primeira loja, na primeira papelaria.”
Foi o que fez a estudante Ana Paula Calegari. Ela também estava na 25 de Março para comprar o material dela e dos dois filhos. “Às vezes perto de casa tem um pouco mais de comodidade, mas como tem diferença de valor a gente acaba vindo pra cá, para conseguir esse descontinho, assim ajuda em outra coisa”, disse.
Abaixo, a lista completa dos impostos que recaem sobre os itens de material escolar:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.