United Airlines exerce seu direito e muda comando da Avianca Holdings

  • Por Jovem Pan
  • 24/05/2019 17h10
BRUNO BRITO/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO Comando da Avianca Holding, que não envolve a Avianca Brasil, foi mudado pela United Airlines

A companhia aérea americana United Airlines anunciou nesta sexta-feira (24) que tomou medidas para exercer seus direitos sobre a colombiana Avianca Holdings, o que implica em uma mudança na direção da empresa.

“Hoje tomamos medidas para fortalecer nossa aliança com a Avianca e dar à administração e aos colaboradores da companhia a melhor oportunidade de sucesso”, escreveu a United em comunicado.

A decisão significa que a United exercerá maior controle sobre a Avianca com base no empréstimo de US$ 456 milhões que a companhia americana fez em novembro a uma empresa do Grupo Sinergy, que é o acionista majoritário da Avianca Holdings e deu como garantia suas ações na companhia aérea colombiana. A participação do Grupo Sinergy na Avianca Holdings equivale a 78,1% das ações com direito a voto e a 51,53% do total.

A Avianca foi informada sobre a decisão da United, mas ainda não se pronunciou a respeito.

O Grupo Sinergy é controlado pelo empresário brasileiro Germán Efromovich, presidente da Avianca Holdings, da qual, no entanto, não faz parte a companhia aérea Avianca Brasil, que teve “todas as operações” suspensas nesta sexta-feira após entrar em processo de recuperação judicial, cancelar mais de mil voos e colocar seus ativos à venda. “A Avianca Brasil é uma empresa independente e esta ação não está relacionada com sua quebra”, esclareceu a United.

Com a decisão anunciada hoje pela United, a companhia americana enfraquece a posição de Efromovich na empresa e fortalece a de seu rival Roberto Kriete, o empresário salvadorenho que preside a Kingskand Holdings, segunda maior acionista da Avianca Holdings.

A Avianca Holdings é integrada pelas companhias aéreas Avianca e Tampa Cargo (Colômbia), Aerogal (Equador) e as companhias do Grupo Taca Internacional Airlines baseadas na América Central e no Peru.

A United Airlines afirmou que “realizar esta ação faz parte de nossos direitos dentro do acordo, que foram claramente explicados no nosso contrato”. “Queremos ressaltar que a Avianca Holdings seguirá sendo uma empresa independente e continuará operando sua própria companhia aérea”, acrescentou a empresa americana.

A difícil situação financeira da Avianca Holdings se tornou evidente com o “plano de transformação” iniciado nos últimos meses, que cancelou encomendas e incorporações de aeronaves à sua frota e suprimiu várias rotas internacionais.

Devido aos problemas enfrentados, o presidente de Avianca Holdings, Hernán Rincón, renunciou em abril ao cargo que ocupava há três anos e a companhia designou como encarregado o vice-presidente jurídico, Renato Covelo.

Por fim, no último dia 13 a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota da Avianca Holdings de “B” para “CCC+” e a perspectiva passou de “estável” para “negativa”.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.