Economista explica calote de pagamento da dívida argentina

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2014 12h55

A Argentina enfrenta nos últimos anos problemas financeiros e, agora, a com a decisão de não pagar a próxima parcela da dívida, crescem as especulações de como o Brasil, principal parceiro comercial e político, poderia ser afetado. Segundo o economista Gustavo Segré, não há riscos para a economia brasileira até que seja decretada moratória pelo menos.

“A Argentina estava isolada do financiamento internacional, então não tem um impacto muito forte ou direto na região precisamente porque os título são aqueles que em 2001 não aceitaram a negociação da dívida”, explicou.

Ainda de acordo com Segré, a questão é que o governo argentino não tem opções para negociar a dívida. Tem um ditame da Justiça americana, que é a sede legal dos credores dos títulos, em que qualquer problema se eliminaria nos Estados Unidos.

“O problema maior é que o governo argentino contava com esticar a questão até o final do ano. Porque no final do ano vence o prazo para aqueles que aceitaram a renegociação da dívida e não conseguiram retomar uma questão anterior”, contou.

Ouça a entrevista completa no áudio com a editora de economia da JOVEM PAN Denise Campos de Toledo.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.