EDP Renováveis adquire contrato para 4 parques eólicos no Brasil
Lisboa, 26 jan (EFE).- A EDP Renováveis (EDPR), filial da elétrica Energias de Portugal (EDP), anunciou nesta segunda-feira que adquiriu um contrato sob a modalidade “project finance” para a construção de quatro parques eólicos no Brasil com capacidade total de 120 megawatts.
Este tipo de contrato costuma ser utilizado para financiar em longo prazo infraestruturas e projetos industriais nos quais a dívida contraída é paga com o fluxo de caixa gerado pelo projeto.
Em comunicado enviado hoje à Comissão da Bolsa de Valores e Mobílias de Portugal (CMVM), a EDPR, com sede na Espanha, explicou que o acordo foi alcançado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que a dívida contratada chega a quase R$ 306 milhões.
O projeto, que atualmente está em fase de construção, é denominado Baixa do Feijão e está situado no Rio Grande do Norte, um dos estados com mais vento no país.
“A execução desta operação reflete a estratégia de financiamento da EDPR, baseada na contratação de dívida em longo prazo em moeda local a preços competitivos”, destacou a companhia.
O objetivo desta estratégia, acrescentou, é “minimizar os riscos de financiamento e reduzir os riscos de variações nas taxas de câmbio”.
A EDPR lembrou que, em dezembro de 2011, conseguiu Contratos de Aquisição de Energia (CAI) para os quatro parques eólicos que lhe permitirão comercializar a energia produzida por estas instalações durante 20 anos, a partir de janeiro de 2016.
Os títulos da EDPR subiram 3,79% hoje no fechamento da Bolsa da Lisboa, sendo cotados a 6,19 euros. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.