Eduardo Paes debate futuro da cidade olímpica em fórum da Agência Efe

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 15h25

Rio de Janeiro, 21 mai (EFE).- O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comentará amanhã sobre as transformações urbanísticas, econômicas e sociais da cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016 no fórum Efe Café da Manhã.

Paes fará uma palestra a uma plateia de empresários, jornalistas, políticos e convidados especiais sobre os preparativos do Rio para o megaevento esportivo, que começará em 5 de agosto de 2016.

O convidado da oitava edição do café da manhã com personalidades organizado pela Agência Efe foi reeleito prefeito em 2012 com 64% dos votos no primeiro turno e é cotado como possível candidato do PMDB às eleições presidenciais de 2018.

Além dos vários estádios, arenas, instalações e equipamentos esportivos exigidos pelo COI para os Jogos, a cidade ganhará uma nova linha de metrô e três sistemas BRT (Bus Rapid Transit), exclusivos para o tráfego de ônibus, entre outras infraestruturas.

O evento olímpico também é uma oportunidade para o Rio de Janeiro revitalizar seu histórico porto e, com Barcelona e Buenos Aires como modelos, transformá-lo em um novo polo de desenvolvimento com museus, um aquário, praças e outros equipamentos urbanos.

Paes vai participar do fórum organizado pela Efe no hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, acompanhado por membros de seu gabinete e pelo presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro.

O evento, que nesta ocasião conta com patrocínio do grupo multinacional Indra e da biblioteca virtual Nuvem de Livros, terá a presença do secretário executivo de coordenação de seu governo, Pedro Paulo Teixeira, e do diretor da Empresa Municipal de Informática, José Renato Soares.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estará representado por seu chefe de Gabinete, Leonardo Espíndola.

Entre as empresas que confirmaram participação, destacam-se Indra, Gás Natural, Odebrecht Infraestrutura, Grupo Gol, Oi, Isolux, Elecnor, Iberdrola, Neoenergia, Hispamar, Furnas, Banco Santander e Llorente & Cuenca.

Também irão ao fórum a cônsul da Espanha no Rio de Janeiro, Celsa Nuño, e representantes do consulado dos Estados Unidos.

Na edição anterior do Efe Café da Manhã, a última de 2014, o convidado foi o ex-ministro de Saúde Alexandre Padilha, que na época era candidato do PT ao governo de São Paulo.

No primeiro semestre de 2014, o convidado foi o presidente do PT, Rui Falcão, que na ocasião defendeu a proposta para que Lula voltasse a ser candidato presidencial em 2018.

No primeiro café da manhã da Efe, em maio de 2013, a convidada foi a ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, e no segundo, a ex-senadora e presidenciável Marina Silva.

Em seu primeiro ano, o fórum também contou com a participação do senador Lindbergh Farias, então presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e do ex-governador de São Paulo e ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Outro café da manhã organizado pela Agência Efe no Brasil teve como convidado o espanhol Juan José Hidalgo, presidente do Grupo Globalia, que apresentou durante o evento a rota Madri-São Paulo da companhia aérea Air Europa, no final de 2013. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.