EFE BRASIL – 28 OUT 2014

  • Por Agencia EFE
  • 28/10/2014 05h58

Berlim.- Representantes de 40 países se reúnem em Berlim para abordar a resposta internacional para o drama dos refugiados sírios e iraquianos que fogem dos ataques do Estado Islâmico. (foto).

Roma.- O presidente italiano, Giorgio Napolitano, declara em Roma como testemunha no julgamento do Tribunal de Palermo, na Sicília, para esclarecer se o Estado negociou com a máfia siciliana (Cosa Nostra) na década de 1990.

Nações Unidas – A Assembleia Geral da ONU se pronuncia sobre o embargo imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de meio século.

São Paulo – O mercado financeiro espera hoje outro possível dia turbulento, após ter reagido negativamente à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em meio a especulações sobre o nome do substituto de Guido Mantega no Ministério da Fazenda. (foto).

Cidade do México.- Acompanhamento dos incidentes relacionados com o desaparecimento de 43 estudantes há um mês.

Montevidéu.- A Frente Ampla e o Partido Nacional retomam a campanha presidencial no Uruguai e os trabalhos para traçar alianças que levem à vitória de seus respectivos candidatos, Tabaré Vázquez e Luis Lacalle Pou, no segundo turno no dia 30 de novembro. (foto).

Kiev.- Acompanhamento eleições. (foto).

Túnis.- A autoridade eleitoral tunisiana oferece os resultados eleitorais oficiais do pleito de domingo, apesar de a vitória dos laicos do Nida Tunis já ter sido reconhecida por todos.

Washington- A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) realiza audiências sobre a situação dos direitos humanos, da justiça e da liberdade de expressão na Venezuela, o impacto das empresas mineradoras no Canadá e a situação da independência judicial na Guatemala. (foto).

Tóquio.- Começa oficialmente a visita de uma delegação do governo japonês à Coreia do Norte para tratar dos avanços na investigação sobre o sequestro de cidadãos japoneses realizados durante décadas pelo regime norte-coreano.

Hong Kong.- O “movimento dos guarda-chuvas”, o protesto pró-democracia de Hong Kong, completa um mês com seus ativistas dispostos a continuar, enquanto as autoridades não parecem por dispostas a ceder a suas reivindicações. (vídeo) (foto).

Cidade do Vaticano.- O papa se reúne com os representantes de movimentos dos excluídos, que defendem um maior compromisso da Igreja Católica na luta contra a injustiça social.

Nairóbi.- O presidente de Botsuana, Ian Khama, jura seu cargo após ter sido reeleito nas eleições gerais da última sexta-feira, nas quais seu partido, o Partido Democrático de Botsuana (BDP, sigla em inglês), conquistou pelo menos 29 das 57 cadeiras do parlamento.

Washington.- O Federal Reserve (Fed o banco central) dos EUA inicia a reunião de dois dias do Comitê Federal de Mercado Aberto para analisar sua política monetária. (foto).

Bruxelas.- A Federação Europeia de Bancos (FEV) apresenta suas previsões econômicas.

Bruxelas.- O novo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pronuncia seu primeiro discurso público sobre as prioridades da aliança durante um discurso na organização americana German Marshall Fund (GMF, sigla em inglês).

Santiago do Chile.- Encontro de Lacnic22, a reunião sobre internet mais importante da América Latina. (foto).

Bogotá.- O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, e sua esposa, Camilla Parker Jones, chegam a Bogotá para uma visita oficial de quatro dias à Colômbia. (foto). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.