Efe inaugura amanhã no Chile exposição dedicada a avanços na infraestrutura

  • Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 21h11

Santiago do Chile, 8 dez (EFE).- A Agência Efe irá inaugurar amanhã em Santiago uma exposição gráfica na qual exibirá a seleção de algumas das melhores imagens produzidas em seus 75 anos de história, assim como o desenvolvimento alcançado pelas infraestruturas na América Latina nos últimos 25 anos.

A mostra, intitulada “Efe, 75 anos de história e 25 anos construindo a América Latina”, poderá ser visitada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidad de Chile até o próximo dia 21, e contará com a colaboração da empresa espanhola FCC e com o patrocínio do Conselho de Políticas de Infraestrutura.

A exposição é formada por imagens do arquivo da Efe que agrupa alguns dos momentos mais significativos da história da maior agência espanhola internacional de notícias, assim como mudanças políticas, sociais e econômicas vividas no Chile e no resto da América Latina.

Além disso, a exibição contém fotos que evidenciam o crescente aumento de investimento em infraestrutura na América Latina nos últimos anos e a transformação que isto proporcionou para o desenvolvimento dos serviços públicos, o acesso aos mercados e o bem-estar dos cidadãos.

Haverá um espaço especial destinado a imagens relacionadas ao Chile, que retratam a universalidade de seus criadores, o patrimônio natural e os triunfos esportivos, assim como a capacidade de transformação de tragédias em façanhas coletivas e também o dinamismo de uma sociedade em plena transformação.

O objetivo desta iniciativa, que chegará a outras cidades do Chile no decorrer do ano de 2015, é relatar com imagens o encontro histórico entre Espanha e América através do olhar da agência espanhola internacional, que está entre as quatro maiores do mundo.

Poderão ser vistas na exposição algumas fotografias históricas procedentes de um arquivo com 15 milhões de originais e uma memória gráfica que possuí imagens do século XIX até a atualidade.

Os visitantes também poderão ver algumas curiosidades, como fotos do encontro, em 1940, entre o general Franco e Adolf Hitler, submetidas à censura da época.

A mostra terá uma parte dedicada às novas tecnologias, com imagens registradas a partir do uso de drones (aparelhos controlados por frequência de rádio), capazes de captar imagens fixas e em movimento de alta qualidade em eventos como o rali Dacar, o desdobramento dos radiotelescópios do observatório ALMA e as manifestações estudantis no centro de Santiago. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.