Efe inaugura em La Paz exposição fotográfica em comemoração de seus 75 anos

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 02h15

La Paz, 16 mai (EFE).- A Agência Efe inaugurou nesta sexta-feira em La Paz, na Bolívia, a exposição “EFE: 75 anos em fotos”, com 75 imagens que repassam os últimos três quartos de século através de algumas das notícias mais importantes ocorridas nesse período.

A exposição, realizada por ocasião do 75º aniversário da agência espanhola, foi inaugurada pelo presidente da Efe, José Antonio Vera; o embaixador da Espanha em La Paz, Ángel Vázquez, e o embaixador interino da União Europeia (UE), Alain Bothorel.

Também estiveram presentes no ato a ministra das Comunicações da Bolívia, Amanda Dávila, e representantes da Prefeitura de La Paz e de outras instituições e empresas espanholas.

Das 75 imagens, 50 estão no Centro Cultural da Espanha em La Paz (CCELP), e mostram eventos ocorridos na Espanha e na América Latina nestas sete décadas.

Nas fotografias, os repórteres de Efe capturaram para a história momentos cruciais da região, como a morte de Evita Perón, o atentado contra as Torres Gêmeas de Nova York, a eleição do primeiro papa latino-americano, o argentino Jorge Mario Bergoglio, vitórias esportivas e catástrofes naturais.

Também há imagens que trazem sorriso e orgulho, como as que retratam o jovem Mario Moreno Cantinflas vestido de toureiro e os escritores Octavio Paz e Gabriel García Márquez recebendo a notícia que tinham recebido o Prêmio Nobel de Literatura.

As 25 imagens restantes aproximam a comemoração da Agência Efe com os moradores de La Paz, por isso, têm a Bolívia como protagonista e são exibidas em painéis no Paseo de El Prado.

Sob a epígrafe “Liberdade de expressão na democracia”, as imagens retratam as muitas formas de expressão dos bolivianos na hora de reivindicar seus direitos, como os protestos da Guerra do Gás, a defesa da coca e o recente conflito dos militares.

Além disso, reflete também outras formas de liberdade de expressão, como as vestimentas das mulheres indígenas aimarás e as crianças que, no dia dedicado a elas, ocupam os órgãos políticos de poder.

A seleção das imagens foi feita em parceria com a Prefeitura de La Paz.

Ao inaugurar a exposição, o presidente da Efe destacou que se trata de uma mostra muito “resumida” do arquivo da agência, que conta com 15 milhões de fotografias.

Também ressaltou o grande vínculo da Efe com a América Latina, já que a agência espanhola está presente há 50 anos – de seus 75 – na região.

O embaixador espanhol destacou que a Efe “trouxe o foco fotográfico” para a região ao considerar que a agência é um dos instrumentos “mais importantes” para “fortalecer as relações entre a Espanha e a América Latina”.

O representante da UE afirmou, por sua parte, que para o bloco europeu “é um privilégio” participar do aniversário da Efe porque a agência espanhola “é um paradigma daquilo que defende a UE: a liberdade de expressão”.

A ministra Dávila disse que a Efe permite “ver com olhos ibero-americanos a realidade” regional e do mundo, e também destacou a relação de respeito da agência com o governo boliviano.

A exposição comemorativa foi possível graças a Embaixada da Espanha na Bolívia, o CCELP, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a União Europeia, a Prefeitura de La Paz, o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e a Universidade Católica Boliviana.

A mostra, que estará aberta ao público até 16 de julho, também é patrocinada pelas empresas espanholas Repsol, Air Europa, Técnicas Reunidas e Maxam.

A Efe é uma agência de notícias multimídia na qual colaboram mais de 3 mil profissionais de 60 nacionalidades.

É a primeira agência de notícias em castelhano e a quarta mundial em presença internacional, com mesas de edição em inglês, português, árabe, catalão e galego, e escritórios em 180 cidades de 120 países. EFE

gb/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.