Egito acolhe 5 milhões de refugiados, segundo Al Sisi
Cairo, 9 set (EFE).- O presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, disse nesta quarta-feira em reunião com uma delegação do Comitê de Relações Exteriores do Senado italiano no Cairo que seu país já acolhe 5 milhões de refugiados.
Segundo informações do porta-voz presidencial do Egito, Alaa Youssef, Al Sisi convocou a comunidade internacional a assumir sua responsabilidade com os refugiados e usou os números para mostrar que isso já vem acontecendo em seu país.
No encontro, os representantes italianos, liderados pelo presidente do comitê, Pier Ferdinando Casini, trataram outros temas com o chefe de governo egípcio, como as crises na Líbia e na Síria. Al Sisi destacou a importância de uma solução parcial em território sírio, que preserve as instituições atuais.
Além disso, reiterou a necessidade de reconstruir o país depois de se chegar a um acordo político e que haja apoio no retorno dos refugiados e deslocados.
Na reunião, também foi debatida a próxima eleição parlamentar no Egito e diferentes temas de cooperação bilateral entre os países.
O presidente egípcio destacou a importância da luta da comunidade internacional contra o terrorismo. Nesse aspecto, a delegação italiana agradeceu ao Egito a colaboração para a reconstrução do consulado italiano no Cairo, que sofreu um atentado com carro-bomba em 11 de julho. A ação deixou um morto e dez feridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.