Egito diz a enviado da ONU que Estado palestino dará estabilidade ao O.Médio

  • Por Agencia EFE
  • 03/05/2015 08h35
  • BlueSky

Cairo, 3 mai (EFE).- O ministro egípcio de Relações Exteriores, Sameh Shukri, reiterou neste domingo que a criação de um Estado palestino independente com sua capital em Jerusalém Oriental proporcionará “estabilidade ao Oriente Médio”.

Shukri fez essa declaração em reunião com o novo enviado da ONU para o Oriente Médio, o búlgaro Nikolay Mladenov, que chegou de visita oficial ao Cairo na sexta-feira passada.

Segundo um comunicado, o ministro egípcio disse ao emissário internacional que “a causa palestina seguirá sendo o núcleo do conflito (árabe-israelense) na região, por isso que é preciso conseguir uma solução justa, permanente e global”.

O chefe da diplomacia ressaltou que essa solução “deve levar à criação de um Estado palestino independente e soberano, com su capital em Jerusalém, e sobretudo o território nacional palestino”.

Ambos responsáveis analisaram os esforços feitos para a reconstrução da Faixa de Gaza, de acordo com o cumprimento das promessas anunciadas pelos doadores na conferência internacional de outubro.

Shukri destacou durante a reunião a importância de que prossigam os esforços internacionais para pôr fim ao bloqueio imposto por Israel desde 2006 a Gaza, com a reabertura dos passos com Israel.

Mladenov fez um resumo a Shukri de sua última visita a Gaza, da situação humanitária e das equipes de assistência.

Durante sua visita a Gaza nesta semana, Mladenov percorreu o enclave litorâneo devastado após os 50 dias de operação militar israelense no ano passado, que deixaram mais de 2,1 mil palestinos mortos, além de 70 israelenses.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.