Egito diz a enviado da ONU que Estado palestino dará estabilidade ao O.Médio
Cairo, 3 mai (EFE).- O ministro egípcio de Relações Exteriores, Sameh Shukri, reiterou neste domingo que a criação de um Estado palestino independente com sua capital em Jerusalém Oriental proporcionará “estabilidade ao Oriente Médio”.
Shukri fez essa declaração em reunião com o novo enviado da ONU para o Oriente Médio, o búlgaro Nikolay Mladenov, que chegou de visita oficial ao Cairo na sexta-feira passada.
Segundo um comunicado, o ministro egípcio disse ao emissário internacional que “a causa palestina seguirá sendo o núcleo do conflito (árabe-israelense) na região, por isso que é preciso conseguir uma solução justa, permanente e global”.
O chefe da diplomacia ressaltou que essa solução “deve levar à criação de um Estado palestino independente e soberano, com su capital em Jerusalém, e sobretudo o território nacional palestino”.
Ambos responsáveis analisaram os esforços feitos para a reconstrução da Faixa de Gaza, de acordo com o cumprimento das promessas anunciadas pelos doadores na conferência internacional de outubro.
Shukri destacou durante a reunião a importância de que prossigam os esforços internacionais para pôr fim ao bloqueio imposto por Israel desde 2006 a Gaza, com a reabertura dos passos com Israel.
Mladenov fez um resumo a Shukri de sua última visita a Gaza, da situação humanitária e das equipes de assistência.
Durante sua visita a Gaza nesta semana, Mladenov percorreu o enclave litorâneo devastado após os 50 dias de operação militar israelense no ano passado, que deixaram mais de 2,1 mil palestinos mortos, além de 70 israelenses.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.