Egito pede a Israel que pare com violações à Esplanada das Mesquitas

  • Por Agencia EFE
  • 19/09/2015 15h59

Cairo, 19 set (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, pediu neste sábado ao governo israelense que ponha fim “às violações cometidas diariamente” contra a Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, e a trabalhar “seriamente” para pôr fim à crise atual.

Em entrevista coletiva no Cairo junto com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, Al Sisi solicitou ao Executivo israelense que adote medidas eficazes e imediatas para frear a escalada de tensão.

A atual crise começou domingo, véspera da celebração do Ano Novo judaico, quando forças de segurança de Israel entraram na Esplanada das Mesquitas para dispersar muçulmanos que jogavam pedras e tentavam impedir as visitas de judeus ali.

O presidente egípcio acusou Israel de atuar com “lentidão na hora de assumir suas responsabilidades dentro do direito internacional, que o obriga a não prejudicar estes locais sagrados, a protegê-los, e a enfrentar qualquer agressão contra eles”.

Na entrevista coletiva, Al Sisi assinalou que os atuais eventos aumentam o desespero dos palestinos, sobretudo pela ausência de um horizonte político que dê esperança de estabelecer um Estado próprio.

Por outro lado, o presidente egípcio explicou a Tusk o ponto de vista do Egito sobre a situação no Oriente Médio em geral, assim como sobre a Líbia e a Síria, em especial.

Além disso, dialogaram sobre a atual crise de refugiados na Europa, principal motivo da viagem de Tusk a Turquia, Egito e Jordânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.