Egito promete prestar contas ao México, mas não revela detalhes sobre ataque
Cairo, 16 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shukri, prometeu nesta quarta-feira uma investigação transparente sobre o ataque das forças de segurança do país contra turistas mexicanos e responsabilizar culpados, mas não revelou dados.
“O objetivo do governo egípcio é oferecer transparência e prestar contas ao povo mexicano”, disse Shukri em entrevista coletiva no Cairo, ao lado da chanceler mexicana, Claudia Ruiz Massieu, que pediu que a investigação seja “uma prioridade” para as autoridades egípcias.
Segundo a chanceler, o Egito se comprometeu a determinar os responsáveis pelo ataque, que no domingo causou a morte de 12 pessoas, entre elas oito mexicanos.
“É importante para o México e seu povo saber o que aconteceu no domingo nesse trágico incidente e determinar as circunstâncias”, ressaltou Ruiz Massieu.
Shukri não revelou nenhum detalhe novo da investigação em curso e afirmou que nada será revelado até a conclusão do processo. O chefe da diplomacia egípcia pediu desculpas pelo ataque novamente e garantiu que oferecerá todo o apoio e assistência às vítimas.
Ruiz Massieu agradeceu a “atitude positiva e a cooperação” do Egito em atender os seis feridos e solicitou facilidades para a repatriação.
A chanceler visitou os mexicanos feridos nesta quarta-feira e se reuniu com Shukri e com o presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, para saber de primeira mão o ocorrido no domingo passado.
O ataque foi realizado “por engano”, segundo as autoridades egípcias, após as forças de segurança confundirem o grupo de turistas mexicanos com “elementos terroristas” no deserto. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.