EI ataca forças iraquianas com carros-bomba em Al Anbar

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2015 13h24
  • BlueSky

Bagdá, 22 mai (EFE).- As forças iraquianas travaram duros confrontos contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) nesta sexta-feira na província ocidental de Al Anbar, onde os extremistas realizaram diversos ataques com carros-bomba.

Uma fonte dos serviços de segurança da província de Al Anbar informou à Agência Efe que o EI atacou as tropas na periferia da região de Hasiba, 15 quilômetros ao leste de Ramadi e dominada ontem pelos radicais.

Os jihadistas explodiram diversos carros-bomba contra as posições do exército nos arredores de Hasiba, mas as tropas conseguiram repelir o ataque. Ainda não há informações sobre mortes entre ambos os lados.

Hasiba fica das regiões de Al Habaniya e Al Jaldiya, onde as forças do governo e os milicianos xiitas se preparam para iniciar uma ofensiva para recuperar Ramadi, controlada desde domingo pelo EI.

Os jihadistas também atacaram a região de Al Jasfa, nos arredores da cidade de Haditha, 180 quilômetros ao nordeste de Ramadi. Nesta área foram registrados choques entre o exército, apoiado por milicianos tribais, e os extremistas.

O ministro da Defesa iraquiano, Khaled Al Obaidi, disse nesta sexta-feira que a tomada de Ramadi e de outras regiões da província de Al Anbar pelo EI foi uma retirada “tática” para evitar baixas nas das tropas governamentais.

Em Al Anbar, as forças iraquianas mantêm o controle sobre o posto de fronteira com a Síria de Al Walid, apesar de os combatentes do EI terem dominado ontem a parte síria da passagem.

Para evitar um ataque dos jihadistas no lado iraquiano, as autoridades de Bagdá enviaram reforços militares à passagem nesta sexta-feira.

A perda de Ramadi, capital de Al Anbar, foi um duro revés para o governo iraquiano, que anunciou depois da libertação da província de Saladino que o próximo objetivo era a expulsão do EI de Al Anbar e depois de Ninawa. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.