EI controla último ponto sírio de fronteira com o Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 18h02

Beirute, 21 mai (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nesta quinta-feira do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, a passagem de Al Walid, o último ponto da fronteira entre Síria e Iraque que ficava no poder do governo, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os jihadistas fizeram o controle de Al Walid, também conhecido como passagem de Al Tanf, após a retirada dos soldados governamentais. Esse cruzamento fica na província central síria de Homs, onde os extremistas avançaram nos últimos dias e ontem tomaram a cidade histórica de Palmira. O local também fica no limite, na parte iraquiana, com a província de Al-Anbar, onde recentemente o EI tomou a cidade de Ramadi.

Além de Al Walid, os radicais dominam a passagem entre o povoado sírio de Albukamal, na província de Deir ez-Zor, e o iraquiano de Al Qaim, em Al-Anbar.

O outro cruzamento entre ambos os países é o de Tel Koyar, que une a cidade síria de Yarbia, na província de Al Hasakah, e a iraquiana de Rabia, em Ninawa, e que está em poder das forças curdas.

No último dia 13, os jihadistas iniciaram uma ofensiva no leste de Homs, onde, além de controlar ontem Palmira, tomaram das autoridades sírias o controle dos povoados de Al Sujna e Al Ameriya, assim como os campos de gás de Al Arak e Al Hil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.