EI empreende “campanha de detenções” em cidade do nordeste sírio

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2015 09h50

Beirute, 4 fev (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) realizou uma “campanha de detenções” nas últimas 48 horas na cidade de Al Mayadin, no leste da província síria de Deir ez Zor, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, os extremistas capturaram um total de 21 homens, ex-membros das brigadas rebeldes rivais do EI que teriam se “arrependido” e entregado suas armas aos radicais.

Nessa população, os jihadistas foram alvo de ataques por parte de desconhecidos nos últimos meses.

Em apenas uma semana de janeiro, pelo menos dez membros do EI foram assassinados, a maioria em Al Mayadin.

No último dia 7, uma patrulha da “hisba” ou polícia dos radicais foi alvo de uma emboscada tendida por desconhecidos nessa mesma cidade, e desde então os “agentes” do EI que iam nesse comboio estão em paradeiro desconhecido.

A organização extremista proclamou no final de junho um califado no Iraque e Síria, onde tomou zonas do norte e o centro de ambos países.

Durante o mês de julho, o EI tomou amplas partes de Deir ez Zor, exceto de alguns bairros de seu capital homônima e o aeroporto militar, em poder do regime sírio.

Os insurgentes de grupos rivais do EI se retiraram em sua maioria dessa área, enquanto os que se ficaram expressaram seu “arrependimento” e entregaram suas armas, ou bem juraram lealdade aos jihadistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.