EI fecha cibercafés para restringir uso de internet em cidade síria

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 13h08

Beirute, 20 jul (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) começou a fechar nesta segunda-feira cibercafés na cidade de Raqqa, seu principal reduto na Síria, para desligar os aparelhos de wifi que fornecem internet às casas, informaram ativistas.

A ONG Raqqa is Being Slaughtered Silently (Raqqa está sendo massacrada em silêncio), que conta com uma rede de ativistas na população, destacou em sua página do Facebook que a proibição começou a valer hoje, depois de o EI ter invadido os estabelecimentos desta cidade, localizada no norte da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou estas informações e apontou que membros do EI entraram em vários desses locais para inspecionar e expulsar quem estivesse presente.

Ontem, a ONG revelou que os jihadistas tinham notificado os donos dos cibercafés que deviam cortar a internet das casas próximas, inclusive as habitadas por combatentes do grupo, em um prazo máximo de quatro dias. Esse tipo de loja distribui internet a moradores de edifícios próximos, em troca de uma taxa.

Segundo o Observatório, o objetivo do EI é impedir que sejam divulgadas notícias do que acontece dentro de Raqqa e evitar que os milicianos estrangeiros entrem em contato com familiares. A organização extremista pretende ainda evitar qualquer contato de seus combatentes não sírios com o exterior por medo de que colaborem com os Serviços de Inteligência de algum país.

Há um ano, o EI proclamou califado na Síria e no Iraque, onde conquistou grandes partes dos territórios. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.