“El Chapo” obtém proteção provisória contra extradição aos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 03h44

Cidade do México, 24 fev (EFE).- Um tribunal do México concedeu nesta segunda-feira um recurso de amparo que representa uma proteção provisória para o traficante de drogas Joaquín “El Chapo” Guzmán contra sua possível extradição para os Estados Unidos, informaram fontes judiciais.

O Oitavo Tribunal do Distrito Federal recebeu nesta segunda-feira uma reivindicação de amparo em nome de Guzmán e concedeu a “suspensão” da possível extradição, que ainda precisa ser ratificada, disseram à Agência Efe fontes do Poder Judiciário.

O escritório da procuradora-geral no Distrito Leste de Nova York, (Estados Unidos), Loretta Lynch, anunciou no domingo que pedirá a extradição do réu para que responda nessa jurisdição por acusações federais relacionadas com o narcotráfico.

Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, também tem acusações pendentes em Illinois, Arizona e Califórnia relacionadas com tráfico de drogas, crime organizado e lavagem de dinheiro.

Sobre a previsível solicitação formal de extradição por parte dos Estados Unidos, o secretário mexicano de Governo (Interior), Miguel Ángel Osorio Chong, disse nesta segunda-feira que o pedido será estudado, mas que antes as autoridades mexicanas têm “muita informação” para obter do réu.

“Necessitamos que nossas instituições trabalhem com ele, e me refiro a ter o máximo de depoimentos que nos permitam seguir adiante neste processo contra a insegurança”, declarou.

Posteriormente, acrescentou, “que o gabinete de segurança terá que se reunir para tomar a determinação que melhor lhe convenha”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.