El Salvador decide novo presidente amanhã

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 21h03
  • BlueSky

Luis Alfredo Martínez.

San Salvador, 8 mar (EFE).- Os salvadorenhos voltarão às urnas amanhã para escolher seu novo presidente entre o esquerdista Salvador Sánchez Cerén, vencedor no primeiro turno, e o opositor de direita Norman Quijano, que quer reverter a derrota.

Mais de 4,95 mil eleitores estão convocados para votar depois que Sánchez Cerén, do governante Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), obtivesse um triunfo insuficiente na primeira rodada sobre Quijano, de Aliança Republicana Nacionalista (Arena), em 2 de fevereiro.

Os dois candidatos presidenciais dedicaram hoje as horas prévias às eleições a se reunir com observadores internacionais, grupos religiosos e membros de seus respectivos partidos para concluir os preparativos da jornada eleitoral.

No entanto, muitos cidadãos lotavam na última hora os locais do registro Nacional das Pessoas Naturais, em San Salvador e outras cidades, para obter seu Documento Único de Identidade, indispensável para votar.

O atual governante salvadorenho, Mauricio Funes, “convocou a população a comparecer às urnas com a certeza de que será uma eleição em paz”, disse hoje um comunicado da Casa Presidencial.

Se Sánchez Cerén ratificar sua vitória amanhã, como apontam as enquetes, garantirá o segundo mandato consecutivo do FMLN, que em 2009 tirou do poder a Arena após 20 anos, desde 1989.

Em 2 de fevereiro, Sánchez Cerén venceu Quijano por cerca de 10 pontos percentuais (48,93% sobre 38,96%), mas por não passar de 50%, houve segundo turno. EFE

lam/tr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.