Eleição do novo presidente da Itália será realizada em 29 de janeiro
Roma, 14 jan (EFE).- A presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Laura Boldrini, estabeleceu o dia 29 de janeiro como a data das eleições do novo presidente da República, após a confirmação da renúncia de Giorgio Napolitano nesta quarta-feira.
A convocação do pleito será publicada ainda hoje no Diário Oficial do Estado. Além da data, Boldrini afirmou que a sessão do parlamento que elegerá o novo chefe de Estado terá início às 15h locais (12h em Brasília).
No total, serão chamados a votar 1.009 pessoas: 630 deputados, 315 senadores, 58 delegados regionais e 6 senadores vitalícios, entre eles o próprio Napolitano.
O presidente do Senado, Pietro Grasso, exercerá o cargo de presidente interino do país até as eleições.
Para que o novo presidente seja eleito é necessário que o candidato alcance dois terços dos votos em uma das três primeiras votações. A partir da quarta, basta garantir a maioria simples.
Napolitano substituiu Carlo Azeglio Ciampo no cargo em 10 de maio de 2006. Foi reeleito em 20 de abril de 2013 – feito inédito na história da Itália republicana -, depois de o parlamento, muito fragmentado, não ter conseguido formar consenso para escolher seu sucessor. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.