Eletrobras diz que soube pela imprensa de operação da PF envolvendo Eletronuclear

  • Por Estadão Conteúdo
  • 06/07/2016 10h31
Agência Brasil Othon Luís Pinheiro da Silva

A Eletrobras afirma que tomou conhecimento pela imprensa de “suposta operação da Polícia Federal”, na manhã desta quarta-feira (6), envolvendo o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e funcionários da empresa, conforme comunicado enviado, também nesta quarta, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), “a Companhia está verificando o episódio noticiado pela imprensa e manterá o mercado informado”, disse a estatal.

A PF iniciou a Operação Pripyat, desdobramento da Lava Jato, que tem como um dos alvos o gestor, que já cumpria prisão domiciliar.

De acordo com as autoridades, seis funcionários da empresa que integravam o núcleo operacional das fraudes tiveram a prisão preventiva decretada e o atual diretor foi afastado por ordem judicial.

Entenda o caso

As investigações da PF apontam que um clube de empreiteiras atuava para desviar recursos da Eletronuclear, principalmente os destinados às obras da Usina Nuclear de Angra 3. A apurações usaram relatos da delação premiada da de executivos da Andrade Gutierrez.

Pinheiro da Silva já é réu em processo na 7ª Vara Federal Criminal, no Rio. O almirante é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e teria recebido ao menos R$ 4,5 milhões em propinas para facilitar a contratação dos consórcios responsáveis pelas obras da usina em Angra dos Reis

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.