Elizabeth II fala de reconciliação na Escócia em mensagem de Natal

  • Por Agencia EFE
  • 25/12/2014 14h07

Londres, 25 dez (EFE).- A rainha Elizabeth II falou nesta quinta-feira sobre a necessidade de avançar na “reconciliação” com a Escócia, durante sua tradicional mensagem televisionada de Natal aos cidadãos do Reino Unido e da Comunidade Britânica (Commonwealth).

Três meses depois do referendo em que os escoceses decidir permanecer no Reino Unido, a soberana, de 88 anos, afirmou que esse resultado foi para alguns “uma grande decepção, e para outros um enorme alívio”.

“Superar essas diferenças levará tempo”, disse a monarca, que apareceu sentada ao lado de duas fotografias de seus avós, o rei Jorge V e a rainha Maria, no discurso que pronuncia todos os anos desde 1952.

Elizabeth II se referiu ao processo de paz na Irlanda do Norte, dois dias depois de os partidos do governo de unidade da província britânica, partilhado entre unionistas e republicanos, chegarem a um amplo acordo econômico e político que promete dar mais estabilidade em longo prazo à região.

Para a soberana, a mais longeva da coroa inglesa na história, as “vantagens da reconciliação foram percebidas com clareza” em Belfast, que visitou em junho.

Na visita oficial de três dias à Irlanda do Norte, a segunda em dois anos, a rainha foi à simbólica prisão de Crumlin, onde ficaram os presos católicos e protestantes durante o conflito armado na região que durou cerca de 30 anos e deixou mais de 3.500 mortos.

Com a pacificação da província, a prisão se transformou em uma atração turística.

Essa transformação é “uma lembrança do que é possível alcançar quando as pessoas se aproximam as umas das outras”, disse a rainha, que tem uma “vívida memória” de seu percurso pelo antigo centro penitenciário, ressaltou.

A também líder da Igreja Anglicana dedicou um fragmento de seu discurso para agradecer ao trabalho dos voluntários que viajaram nos últimos meses para a África Ocidental para ajudar a conter o avanço do ebola, e para as áreas de conflito armado.

Apesar dos rumores sobre sua abdicação que surgiram semana passada por causa de uma atividade incomum nas casas de apostas nesse sentido, a rainha não fez referência à questão em seu discurso, como fez em 1991, quando rejeitou implicitamente ceder o trono a seu filho, o príncipe Charles da Inglaterra.

“Com o apoio da minha família, vou a tentar continuar servindo-os nos anos vindouros”, disse então a monarca, que em discurso pronunciado em seu 21º aniversário, ainda como princesa, se comprometeu a servir aos britânicos “com devoção durante toda minha vida, seja ela longa ou curta”.

Esta manhã, horas antes de sua mensagem ser exibida no Reino Unido, Elizabeth II foi junto com sua família à tradicional missa do Natal em uma igreja próxima ao seu sítio em Sandringham, no leste da Inglaterra.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.