Elizabeth II inicia segunda visita a Belfast em dois anos

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2014 14h35

Dublin, 23 jun (EFE).- A rainha Elizabeth II iniciou nesta segunda-feira uma visita de três dias à Irlanda do Norte, a segunda em dois anos, amostra da mudança vivida na província britânica nos últimos tempos.

Acompanhada pelo duque de Edimburgo, a soberana se reunirá com o ministro principal norte-irlandês, o unionista Peter Robinson, e, novamente com seu adjunto no executivo de Belfast, o nacionalista e ex-comandante do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), Martin McGuinness.

Guiness e Elisabeth protagonizaram um dos momentos mais significativos do processo de paz norte-irlandês quando deram as mãos em Belfast em junho de 2012, gesto que repetiram este ano durante a visita ao Reino Unido do presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, a primeira com categoria de Estado de um dirigente de Dublin à Inglaterra.

Com a chegada hoje de Elizabeth II, de 88 anos, e de seu marido, de 93, Robinson destacou o itinerário da monarca ter se tornado público com antecedência, ao contrário de outras vezes, nas quais as fortes medidas de segurança impediram que “visse mais gente”.

“É um sinal de que os tempos mudaram poder anunciar os detalhes logísticos da visita de Vossa Majestade, a Rainha”, elogiou o líder do Partido Democrático Unionista (DUP), a favor da permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido.

Robinson e McGuinness darão as boas-vindas esta noite à soberana em uma recepção privada organizada no Castelo de Stormont, sede do parlamento regional e das instituições do governo de poder compartilhado entre católicos e protestantes.

Amanhã, McGuinness acompanhará o casal real a uma visita à histórica prisão de Crumlin em Belfast, instalação em que ele mesmo ficou detido durante o conflito irlandês.

Símbolo de confrontos sangrentos entre paramilitares e as forças de segurança, esta prisão se transformou em uma atração turística e representa o sucesso do processo de paz norte-irlandês desde a assinatura do acordo da Sexta-Feira Santa em 1998.

A rainha e o príncipe Philip também visitarão amanhã os estúdios da rede de televisão americana HBO em Belfast, onde é rodada a série “Game of Thrones”, e a prefeitura da capital do Ulster.

A visita do casal real termina na quarta-feira com uma recepção organizada pela Legião Britânica Real na cidade de Coleraine, no norte do país, onde a monarca apresentará um programa de atos comemorativos da I Guerra Mundial (1914-1918). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.