Em 34 anos, número de adultos com diabetes no mundo quadruplica

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2016 16h07
Imagem de um aparelho de medição de insulina e de um lado sangrando diabetes - medição

Número de adultos com diabetes no mundo quadruplica em 34 anos e perspectiva é de piora do quadro. Em 1980 eram 108 milhões de pessoas vivendo com a doença contra 422 milhões em 2014.

Chama a atenção o fato de que oitenta por cento das mortes decorrentes do problema ocorreram em nações de baixo e médio rendimento.

O coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Diabetes da Unifesp, Antonio Chacra, disse que maus hábitos afetam mais países em desenvolvimento. “Isso está relacionado a mudanças de vida, principalmente, alimentação, industrialização dos alimentos, acesso aos carboidratos, ao sedentarismo da vida moderna e ao stress”.

A Organização Mundial da Saúde estima que em 2030 o diabetes seja a sétima maior causa de morte no mundo.

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Turatti, ressaltou que não há segredos para prevenir a doença, mas nem sempre é fácil. “A base de tudo é a educação. Não tem segredo, mas é difícil de implemetar. A gente sabe que alimentação saudável e fracionada associada a atividades físicas, a gente consegue, alguns estudos mostram que esse tipo de intervenção é bastante efetivo”, explicou.

De acordo com a OMS, um em cada três adultos com mais de 18 anos estava acima do peso e um em cada dez estão obesos em 2014. As complicações do diabetes podem levar a ataque cardíaco, derrame cerebral, cegueira, falência renal e amputação de membros.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.