Em caso de roubo, BO e cadastro antifraudes podem ser feitos online

  • Por Jovem Pan
  • 06/02/2016 13h20
Detran alerta sobre venda de habilitação falsa pela internet. Foto: DetranRG

Em feriados prolongados, sempre há o medo de perder os documentos ou ser roubado (a). Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder o RG ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.

Em caso de roubo, primeiramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência. No estado de São Paulo, o B.O. pode ser feito também pela internet através do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Depois de fazer o B.O., quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o “SPC Alerta de Documentos”, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.

Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, diminuindo a chance de a vítima ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.

O SPC Brasil também disponibiliza também o SPC Avisa, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.

Para consultar o Posto de Atendimento do SPC Brasil mais próximo de sua residência, o consumidor deve acessar a página https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento