Em comício, governo turco fala em “afundar” partido pró-curdo nas urnas
Istambul, 20 set (EFE).- O primeiro-ministro turco, o islamita Ahmet Davutoglu, fez neste domingo um chamado aos cidadãos para “afundar” nas eleições de 1º de novembro o partido pró-curdo HDP e impedi-lo chegar ao parlamento.
“Vamos nos esforçar muito no dia 1ª de novembro para deixá-los abaixo do umbral eleitoral”, disse Davutoglu em um grande comício do partido do governo, o AKP.
O encontro, marcado pelos discursos de Davutoglu e do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, contou com a presença de dezenas de milhares de pessoas, congregadas com bandeiras turcas sob o lema “Milhões de almas, uma só voz contra o terrorismo”, para expressar a rejeição ao PKK, a guerrilha curda.
Embora convocado teoricamente por uma plataforma civil próxima ao AKP, o ato se transformou em um comício eleitoral antes do início oficial da campanha, assinala o jornal turco “Cumhuriyet”.
Segundo várias pesquisas recentes, os resultados das urnas serão parecidos com os do pleito do dia 7 de junho, inclusive com o AKP perdendo espaço para o nacionalista MHP, enquanto o HDP deve se manter estável.
Erdogan, por sua vez, cujo mandato presidencial em teoria exige equidistância a respeito dos partidos políticos, também pediu “um esforço histórico e extraordinário” nas eleições de 1º de novembro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.