Em entrevista, Lagarde não descarta segundo mandato no FMI se países pedirem

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2015 15h24

Paris, 24 jun (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que não descarta continuar no cargo para um segundo mandato a partir de julho de 2016 se os países-membros do organismo mundial pedirem.

Em entrevista publicada pela revista francesa “Challenges”, Lagarde disse que “tudo dependerá da vontade dos membros do FMI”.

“Se querem que continue servindo, certamente considerarei”, acrescentou antes de assinalar que o Fundo é uma boa instituição.

Lagarde foi acusada pela justiça francesa de negligência quando foi ministra de Finanças da França, antes de ser nomeada à frente do FMI.

O Tribunal de Justiça da República (jurisdição competente para casos que envolvem membros do governo na França) a acusou do crime, passível de pena de até um ano de prisão e 15 mil euros de multa pela indenização concedida pelo Estado ao empresário Bernard Tapie em 2007.

Tapie recebeu na época mais de 400 milhões de euros de compensação pela venda de sua parte na Adidas para o banco público Crédit Lyonnais, já extinto.

A indenização foi definida em uma arbitragem privada em que a ministra de Finanças decidiu a favor de Tapie sob o argumento de que assim o litígio se resolveria rapidamente, em vez de deixar a justiça opinar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.