Em entrevista, Obama pede que Reino Unido permaneça na União Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2015 20h41

Londres, 23 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta quinta-feira ao Reino Unido que permaneça na União Europeia (UE), uma instituição “que fez do mundo um lugar mais próspero”, em uma entrevista à emissora britânica “BBC”.

Além disso, Obama afirmou que o Reino Unido é “o melhor parceiro” por sua disposição a antepor “seus próprios juros para fazer do mundo um lugar mais seguro”.

“Ter o Reino Unido na UE nos dá muita mais confiança sobre a força e o poder da união transatlântica. É uma base fundamental das instituições que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial. Queremos que o Reino Unido mantenha essa influência”, declarou Obama.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, já começou os contatos com os demais líderes europeus para tentar negociar uma mudança na relação do Reino Unido com a UE.

O chefe do Executivo britânico se comprometeu a convocar um referendo sobre a permanência no bloco antes do fim de 2017, uma vez alcançado esse acordo com Bruxelas.

Na entrevista, Obama também falou que Cameron foi um “parceiro excepcional” e felicitou o governo britânico por conseguir o objetivo da Otan de reduzir a despesa em defesa a 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

O presidente americano, que se encaminha para a parte final de seu segundo mandato na Casa Branca, lamentou não ter conseguido levar adiante uma lei contra a posse de armas.

“Se olhamos o número de americanos falecidos vítimas do terrorismo desde o 11 de setembro são menos de cem. Mas se nos fixamos no número que morreram por causa das armas, são dezenas de milhares”, disse Obama.

“Para nós, não ter conseguido resolver esse assunto é algo que nos inquieta muito”, concluiu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.