Em Nova York, Trump confunde 9/11 (11 de setembro) com 7/11; assista

  • Por Jovem Pan com Reuters
  • 19/04/2016 10h35
EFE/Erik S. Lesser Donald Trump Pré-candidato republicano Donaldo Trump durante ato de campanha na Carolina do Sul

O empresário bilionário Donald Trump discursava a uma plateia de Buffalo, cidade do estado de Nova York a 550 km da capital, quando se confundiu durante fala em que se referia aos valores do local.

“Quero falar apenas um segundo. Eu escrevi isso. E está muito próximo ao meu coração porque eu estava lá embaixo. E assisti a nossos policiais e bombeiros no 7/11 (11 de julho, em tradução literal), trabalhando sob o World Trade Center logo após ele ter desmoronado. E vi as pessoas mais nobres que já tinha visto em ação. Eu vi as pessoas mais corajosas que já tinha visto, incluindo os construtores, incluindo cada pessoa ali embaixo. E isso tem tudo a ver com os valores de Nova York”.

Os atentados terroristas que deixaram quase 3 mil mortos ocorreram em 11 de setembro de 2001. A data é conhecida como “9/11”, uma vez que no calendário americano o mês é colocado antes do dia.

Apesar da gafe referente a uma das grandes marcas da história dos EUA, Trump é favorito para vencer as prévias republicanas em Nova York nesta terça-feira (19). Ele tentará abocanhar o Estado tradicionalmente democrático nas eleições gerais de novembro. Nova York não escolhe um republicano em uma eleição geral desde 1984, quando Ronald Reagan conquistou 49 de 50 Estados em uma vitória arrasadora. Trump é natural do distrito novaiorquino de Queens.

Pesquisas mostram Trump batendo seus rivais republicanos com 50% dos votos contra 20% para o senador Ted Cruz e a mesma porcentagem para o governador de Ohio John Kasich. O empresário de Nova York insiste que ele é o único candidato que poderia atrair novos eleitores o suficiente para levar estados com força democrática em 8 de novembro.

Donald Trump tem dito em entrevistas repetidamente que poderia reescrever o mapa eleitoral dos EUA. Assumindo-se já como vitorioso republicano, Trump fala em conquistar estados como Nova York e Pensilvânia. O populoso nordeste dos Estados Unidos são mais liberais que no sul e meio-oeste religiosos.

Com informações da Agência Reuters traduzidas por Jovem Pan Online

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.