Em NY, rainha Sofía diz estar tranquila com mudança no trono espanhol
Nações Unidas, 3 jun (EFE).- A rainha Sofía afirmou nesta terça-feira que está “tranquila” com o processo de mudança na chefia do Estado após a abdicação do rei Juan Carlos, já que “não vai haver nenhum problema”.
“A mudança vai ser completamente tranquila e a continuidade acontecerá com o príncipe” Felipe, assegurou Sofía em breves palavras aos jornalistas depois de se reunir com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Perguntada sobre como se sentia com a abdicação do marido, disse estar “tranquila” e que no processo de transferência de poder “não vai haver nenhum problema, pois estamos todos na mesma ideia”.
A rainha, que antes de se reunir com Ban discursou na reunião da Junta Executiva do Unicef, acrescentou que o processo vai “muito bem, muito bem, tranquilísimo”.
Perguntada se faria alguma recomendação à princesa Letizia, respondeu: “que continue igual. Ela é competente e encantadora, e a quero muito bem”.
A rainha disse estar se sentindo “igual antes” do anúncio, e considerou que o processo garante “a continuidade com meu filho, que já participa de tudo”.
Mas foi evasiva sobre a preocupação com a hipótese de um referendo sobre a monarquia, ao dizer que não entraria nesse assunto.
Amanhã Sofía se reunirá com o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake e receberá à medalha “Path to Peace”, entregue pela Nunciatura da Santa Sé a personalidades públicas que se destacaram pelo compromisso e dedicação no cuidado aos mais necessitados. Já à noite a rainha presidirá um almoço com embaixatrizes na ONU oferecido pela missão permanente espanhola. EFE
rcf-mjg/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.