Em parceria com Prefeitura, SSP-SP usará câmeras de radar para flagrar irregularidades

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2016 16h28
Trânsito tranquilo na avenida 23 de Maio nesta terça-feira de Tiradentes em São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública terá acesso às câmeras de radar da Prefeitura de São Paulo e, em troca, irá ajudar o município a correr atrás dos campeões de multa.

O secretário Alexandre de Moraes e o prefeito Fernando Haddad se reuniram na manhã desta sexta-feira (08) para acertar os detalhes da parceria entre o Estado e a capital.

A ideia é integrar os equipamentos da cidade ao sistema “Detecta”, uma espécie de “Big Brother” da polícia, que une câmeras de diferentes órgãos públicos por meio de convênios.

O secretário estadual de segurança pública Alexandre de Moraes explica como será possível pegar os motoristas que estejam com o veículo ou com a documentação irregular.

“A partir do momento que tivermos acesso a todos os radares da Prefeitura, basta jogarmos as placas destes veículos. O Detecta faz o cruzamento de dados, verifica quais as ruas que eles transitam costumeiramente e, a partir disso nós vamos realizar bloqueios conjuntos com Polícia Militar, Comando de Trânsito e Guarda Civil Metropolitana”, explicou.

A Secretaria já dispõe de 900 câmeras integradas ao Detecta na capital. Com a parceria, devem ser agregados mais mil dispositivos pertencentes à Prefeitura. A ideia é que o projeto saia do papel até fevereiro. O Detecta também deve receber, em breve, câmeras da CPTM e do Metrô.

Um levantamento do município feito em agosto apontou que 5% dos motoristas da cidade acumulam mais da metade das multas.

*Informações do repórter Tiago Muniz