Em reunião com Lula, Scioli expressa intenção de estreitar laços com o Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 19h50
  • BlueSky

São Paulo, 9 abr (EFE).- O governador da província de Buenos Aires e pré-candidato à presidência da Argentina, Daniel Scioli, se reuniu nesta quinta-feira em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem manifestou sua intenção de estreitar os laços entre os países caso seja eleito chefe de Estado.

Dirigente do Partido Justicialista e aliado da presidente argentina, Cristina Kirchner, Scioli destacou o papel que tanto Lula como o falecido ex-presidente argentino, Néstor Kirchner, tiveram para impulsionar a integração entre os países e em toda América do Sul, e disse que seus sucessores têm a obrigação de dar continuidade a esse processo.

“Lula e Néstor Kirchner foram pilares fundamentais nos últimos anos para impulsionar uma forte agenda de integração e agora é nossa responsabilidade projetar no futuro os avanços alcançados, interpretando as novas reivindicações dos trabalhadores e de nossa classe média”, afirmou o governador de Buenos Aires após a reunião em São Paulo.

O ex-presidente, por sua parte, destacou a estreita relação que tem com Scioli desde que o conheceu em 2002 e o estimulou a manter a agenda de integração bilateral e regional.

“Ele (Scioli) faz parte dos latino-americanos que acreditam na integração como algo verdadeiro e não só como um discurso”, afirmou Lula, destacando igualmente a importância que a integração entre Argentina e Brasil tem para o resto da América Latina.

“Brasil e Argentina nasceram para estar muito unidos. Não há como separá-los. O Brasil tem que entender que a Argentina não é adversário e vice-versa; aprender que somos aliados em todas as áreas”, comentou.

Segundo um comunicado do Instituto Lula, os dois dirigentes conversaram por cerca de três horas sobre a situação política e econômica de ambos países e sobre a integração sul-americana.

“Scioli destacou a necessidade de manter e ampliar uma estratégia conjunta entre os dois países para garantir o desenvolvimento de todo o continente”, segundo o comunicado.

O governador de Buenos Aires afirmou que é necessário intercambiar opiniões com os líderes que impulsionaram a integração regional para seguir avançando na complementação bilateral e sul-americana.

Em sua opinião, toda a América Latina “enfrenta o mesmo desafio que é conservar para os povos as conquistas alcançadas nos últimos anos”.

Segundo a imprensa argentina, Scioli programou o encontro com Lula para potencializar suas aspirações presidenciais e mostrar-se próximo a destacados líderes latino-americanos.

O governador de Buenos Aires desembarcou em São Paulo acompanhado pelo economista Miguel Bein; o secretário de Relações Internacionais de Buenos Aires, Rafael Follonier, e o presidente da Fundação Dar, José “Pepe” Scioli, entre outros. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.