Em Salvador, chanceler espanhol percorre Candeal junto com Carlinhos Brown
Belém Anca López.
Salvador, 19 jun (EFE).- O ministro de Relações Exteriores e de Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, visitou nesta sexta-feira as ruas do Candeal, em Salvador, tendo como guia o músico Carlinhos Brown, a quem prometeu ajudar o bairro.
O chefe da diplomacia espanhola, que encerra hoje na capital baiana sua viagem ao Brasil, conheceu a região que Carlinhos Brown transformou com um projeto musical e solidário e que simboliza o compromisso com a luta contra a pobreza.
O multifacetado artista começou seu trabalho no bairro, que conta com mais de 9.000 habitantes, nos anos 90, e sua ação mais conhecida no local é uma escola de música.
Acompanhado o tempo todo pelo músico, García-Margallo visitou a Escola Municipal Infantil Virgem de la Almudena, onde as crianças o receberam com músicas e danças, e a Escola de Música, onde assistiu a uma apresentação do grupo Pracatum. A instituição conta com mais de 500 alunos, e nos últimos dez anos mais de 8.000 pessoas passaram por suas salas de aula.
A cooperação espanhola financiou alguns destes projetos, e em 2005 os então príncipes das Astúrias, Felipe de Bourbon e Letizia, colocaram a pedra fundamental da escola.
Brown agradeceu à Espanha pela ajuda que presta a Candeal há muitos anos, onde o país investiu entre 2005 e 2013 cerca de 820 mil euros. Já García-Margallo afirmou que se comprometeu com o artista a analisar de que maneira o país ajudar no desenvolvimento de Candeal.
“Esta comunidade merece toda a ajuda, e farei todo o possível”, disse o chanceler espanhol a Brown.
O chefe da diplomacia espanhola começou sua agenda em Salvador com uma reunião com o governador da Bahia, Rui Costa, e com o prefeito da capital, Antonio Carlos Magalhães Neto, e a finalizou com uma visita ao Instituto Cervantes. EFE
bal/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.