Em São Paulo, morador passa a depositar lixo em caçambas de plástico

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2014 09h08
Divulgação/ Ecourbis Coleta mecanizada da Ecourbis no município de São Paulo

Dentro de cinco anos, 12% da coleta de lixo de São Paulo será feita por meio de containers fixos nos quarteirões. Não haverá mais lixeiros recolhendo sacos em caminhões e o morador terá que caminhar até 60 metros para depositá-los em caçambas de plástico fechadas. Testes estão sendo feitos nos Jardins, Campo Belo, Vila Mariana, Butantã e Pinheiros com retirada do lixo semanal e coleta mecanizada com veículo guindaste.

Trata-se de uma exigência da concessão assinada com as duas empresas responsáveis pela coleta em São Paulo até 2024.

O secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, afirma que o contêiner facilita a coleta dos resíduos e deixa a cidade mais limpa. No primeiro momento, a utilização das caçambas de plástico para a coleta de lixo na cidade não suspende a passagem do caminhão.

No bairro nobre e residencial dos Jardins, onde os testes acontecem há quatro meses, a população aprova a iniciativa. Atuando nas zonas Leste e Sul, onde estão por 19 das 32 subprefeituras, a Ecourbis implanta o sistema no Campo Belo, Planalto Paulista e Vila Mariana. A concessionária Loga irá instalar 850 caçambas desse tipo no Butantã, Pinheiros e Penha.

As empresas Loga e Ecourbis também são responsáveis pela ampliação da coleta seletiva na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo garante que o uso de caçambas para a coleta de lixo não irá resultar em desemprego.

(Imagens: Divulgação/ 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.