Em vídeo, EI pede que muçulmanos turcos se rebelem contra a Turquia
Ancara, 18 ago (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) publicou um vídeo em turco no qual ameaça a Turquia e o presidente Recep Tayyip Erdogan, enquanto convoca os cidadãos muçulmanos a se unirem à luta para conquistar Istambul.
Na gravação, o pedido é feito por um jihadista turco que aparece junto a outros dois militantes armados. O jihadista acusa o islamita Erdogan de se voltar contra Deus e de ter aberto o solo turco aos Estados Unidos, por isso pede que os muçulmanos do país se rebelem contra o regime governante para conquistar a cidade de Istambul.
O integrante do grupo terrorista afirma que Ancara também colabora com ateus e com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, atualmente muito combatido pelo governo turco), e acredita que se as coisas continuarem assim, o leste da Turquia será tomado pelo PKK e o oeste pelos Estados Unidos.
O exército turco bombardeou alvos do EI na Síria pela primeira vez no fim de julho, logo após o massacre de Suruç, um atentado ocorrido perto da fronteira com a Síria que foi atribuído ao EI, apesar do grupo armado não ter assumido a autoria.
Pouco depois, Ancara concedeu permissão para que os aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o EI usassem a base aérea de Incirlik, na província de Adana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.