Em visita ao Brasil, ministro alemão defende acordo entre Mercosul e União Europeia

  • Por Luciana Verdolin/ JP Brasília
  • 14/02/2015 11h10

Dilma Rousseff e Frank-Walter Steinmeier estabeleceram a a preparação das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre os dois governos

Roberto Stuckert Filho/PR Dilma Rousseff e Frank-Walter Steinmeier encontram-se e criam as consultas Intergovernamentais entre Alemanha e Brasil

O ministro do exterior da Alemanha esteve no Brasil em encontro com Dilma Rousseff. Frank-Walter Steinmeier defendeu o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

O incremento das relações bilaterais dos dois blocos esconômicos está sendo discutido há 15 anos e, segundo o ministro alemão, depende apenas de uma resposta positiva do comando da União Europeia.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro Mauro Vieira explicou que as ofertas do Mercosul foram colocadas e espera-se a resposta dos europeus.

“É importante diversificar o nosso intercâmbio comercial, ampliando a participação de bens de maior valor agregado na pauta de exportações brasileiras”, avaliou Mauro.

O ministro alemão, no entanto, deixou bem claro que, com ou sem acordo dos blocos, o interesse da Alemanha é aprofundar as relações com o Brasil.

Por isso já está confirmada uma visita de Estado que a chanceler Angela Merkel fará a Brasília em agosto.

Férias-Trabalho

Foi assinado também nesta sexta acordo que permite a jovens brasileiros e alemães passarem férias e trabalharem tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Cada participante poderá ficar até um ano fora, trabalhando no máximo seis meses para o mesmo empregador. Interessados deverão ter entre 18 e 30 anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.