Em visita ao Sri Lanka, Kerry pede que governo investigue desaparições

  • Por Agencia EFE
  • 02/05/2015 15h14

Colombo, 2 mai (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, pediu neste sábado ao novo governo do Sri Lanka que investigue os milhares de desaparecimentos durante a guerra civil no país, mas reconheceu suas reformas democráticas.

“Peço ao ministro das Relações Exteriores (Mangala Samaraweera) que trabalhe com a Cruz Vermelha Internacional e as Nações Unidas para investigar os casos de pessoas desaparecidas”, disse Kerry em entrevista coletiva em Colombo durante sua visita oficial à ilha.

O representante americano afirmou que “devem ser buscadas respostas onde quer que possam levar e sem importar o quão dolorosa a verdade pode ser em alguns casos”, e se mostrou confiante de que o governo “está profundamente comprometido a trabalhar nisso”.

Kerry se reuniu com o presidente do país, Maithripala Sirisena, que venceu na eleição em janeiro Mahinda Rajapaksa, que estava no poder a uma década no Sri Lanka.

O Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas aprovou ano passado uma investigação internacional dos crimes cometidos durante a guerra civil na ilha, incluindo a grande ofensiva governamental contra os rebeldes tâmeis.

Durante anos, países europeus, os Estados Unidos e a própria ONU pressionaram o governo de Rajapaksa para que abrisse uma investigação real sobre a campanha que encerrou o conflito em 2009, mas que, segundo números das Nações Unidas, deixou pelo menos 40 mil civis mortos.

As críticas dos países ocidentais foram rechaçadas por Rajapaksa, que se fechou à possibilidade de buscar e condenar os culpados e muito menos de entregá-los a uma corte internacional.

O parlamento do Sri Lanka aprovou esta semana por maioria uma emenda constitucional que limita os poderes do presidente do país, uma promessa eleitoral de Sirisena para acabar com abusos atribuídos a Rajapaksa em seus dez anos de governo.

O secretário de Estado também se reuniu com o primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, e o ministro das Relações Exteriores, e assinaram um acordo para manter um fórum anual de diálogo entre os dois países.

A visita é a primeira de um secretário de Estado americano desde a de Colin Powell em 2005 à ilha, situada estrategicamente na rota entre o leste da Ásia, o Oriente Médio e a África e que durante o governo de Rajapaksa estreitou seus laços com a China, de quem recebeu importantes investimentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.