Em visita a Miami, Hillary Clinton pedirá suspensão do embargo a Cuba
A pré-candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pedirá na próxima sexta-feira ao Congresso americano a suspensão do embargo a Cuba durante uma visita que fará ao sul da Flórida, onde participará de dois eventos públicos.
Durante um discurso na Universidade Internacional da Flórida (FIU), em Miami, ela solicitará que os republicanos abandonem as “fracassadas políticas do passado”. A ex-secretária de Estado americano irá requerer também mais apoio à aproximação entre Estados Unidos e Cuba, anunciada pelos governos de Barack Obama e Raúl Castro em dezembro e selada em 20 de julho com a reabertura de suas embaixadas em Washington e Havana.
De acordo com o seu comitê de campanha, algumas horas antes, Hillary terá participado do fórum National Urban League, em Fort Lauderdale, o mesmo em que estará o pré-candidato republicano e ex-governador da Flórida, Jeb Bush, contrário ao reestabelecimento das relações com Cuba.
A pré-candidata pedirá ao Congresso para “olhar rumo ao futuro” e fazer parte da nova era de ambos os países, abordando “os abusos dos direitos humanos” em Cuba e acabando com o bloqueio à ilha imposto na década de 1960 pelos Estados Unidos.
Esta semana, o congressista republicano Tom Emmer e a democrata Kathy Castor apresentaram um projeto de lei, batizado de “Lei de Comércio com Cuba 2015”, para acabar com o embargo econômico que pesa sobre Cuba há quase 55 anos e permitir que empresas privadas americanas comercializem livremente com a ilha.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.